TIFF 2011 - Parte I - Introdução

Como vocês devem saber, o cinema é uma das minhas paixões. Fazem muitos anos que realmente comecei a apreciar filmes. Lembro muito bem e ir à locadora várias vezes por semana, às vezes com cinco ou mais fitas VHS. Depois veio o DVD e, como muita gente, tive uma coleção. Seja DVD original, ISO copiada ou avi mesmo. Tendo dito isso, confesso que não assisto (nem nunca assisti) filmes o suficiente. Uma média "saudável" eu diria que é um filme por semana. Se você vê no mínimo um filme por semana, fico muito feliz. Mas pra mim isso é pouquíssimo. E olha que eu mal tenho visto isso atualmente.


O que eu sei sobre festivais de cinema? Nada, na verdade. Conheço Cannes, Sundance e os mais famosos. E, bem, como estou em Toronto, tem o TIFF. Toronto International Film Festival. Ele existe desde 1976 e, ano passado, foram exibidos 339 filmes, de 59 países diferentes, em 32 salas espalhadas pela cidade. O festival não tem júri e não distribui estimados prêmios para os participantes. Existe, porém, um People's Choice Awards, onde o povão que viu os filmes e dá notas escolhe em massa qual foi o melhor filme. Apesar de não ser renomado e de extrema relevância para os cineastas, para os fãs normais de cinema, como eu, o TIFF ainda é um festival enorme e importante. Afinal, a maioria das pessoas que assistem os filmes, querem ver uma coisa, e isso o TIFF tem: gente famosa.

Né?! Pena que ele não tá na lista.

Confira a lista de convidados aqui. Na segunda página, são os atores. Nada mal, hein? Claro, eu provavelmente não vou ver nem um décimo dessa lista pessoalmente, nem de longe, mas pelo menos tenho somente um objetivo na cabeça. Depois posto sobre ele.

Aqui tem a lista de filmes. São muitos pra ir de um em um. Se eu lesse um pouco sobre cada um, possivelmente acharia todos interessantes e adoraria vê-los no cinema. Mas o ingresso pro festival é mais caro do que o normal (não tanto pra mim, pois vou conseguir desconto por ter 25 anos ou menos) e, bem, são só dez dias de festival. O ideal pra mim seria ver no mínimo dez filmes. Mas talvez nem isso eu veja, por causa da programação. Em vários dias estão passando mais de um filme interessante ao mesmo tempo, em lugares diferentes. Terei que escolher. Bom... na verdade terei que comprar ingressos primeiro, pois ainda não tenho nenhum. No próximo post comento sobre isso também.

Armadillo (2010)

IMDb: Armadillo
Direção: Janus Metz Pedersen
Roteiro: Kasper Torsting
País: Dinamarca

Não tenho muito o que falar desse documentário. Ele conta a história de um esquadrão dinamarquês que foi pra Guerra do Afeganistão. É tudo bem realista. Ou seja, a maior parte do tempo é os caras esperando e não fazendo nada e tem um pouco de guerra de verdade.

Para fãs de guerra.

Nota 7.5