Side Effects (2013)

Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Scott Z. Burns
País: EUA

Próxima grande produção estrelando Rooney Mara, depois do sucesso da versão americana de The Girl with the Dragon Tattoo. Eu estava bastante ansioso mas fiquei decepcionado.

O tema de Side Effects é muito bom. Bem, o título meio que diz tudo. O personagem de Mara (Emily) sofre de depressão e é casada com Martin (Channing Tatum), que acaba de sair da cadeia. Por causa de sua condição, Emily começa a consultar o Dr. Jonathan (Jude Law), um psiquiatra. Ele sugere um remédio novo para Emily, que já estava sob outra medicação. Durante, então, os efeitos colaterais de toda essa química, ela faz um crime bem tenso (não é bem spoiler mas não vou falar) e é mandada para um hospício.

Side Effects fala sobre isso. De quem é a culpa, quando o criminoso/paciente reage mal a efeitos colaterais e faz coisas que nem lembra fazer? Culpa dele? Culpa de ninguém, porque é problema mental e ele não consegue controlá-los? Culpa do psiquiatra que recomendou um remédio desses?


O problema do filme é que, da metade pra frente, ele toma rumos desnecessários e acontece algo que acho terrível: muitos plot twists. Se vão ser poucos (ou o ideal, um só), ótimo, mas não bote vários. É praticamente um atrás do outro. 

Nota 7


Last Train Home (2009)

Direção: Lixin Fan
País: China / Canadá / UK

Pra qualquer um que não mora na Ásia, Last Train Home é um documentário de choque cultural. Uma cultura onde um adolescente de 17 anos decide por si mesmo abandonar o colégio e ir trabalhar, para ajudar a família e a si mesmo.

Durante o ano novo chinês, milhões de chineses que moram nas fábricas onde trabalham voltam para casa, pela única vez no ano, visitar suas famílias. São 130 milhões de pessoas e essa é a maior migração humana no mundo. Nesse documentário, acompanhamos apenas uma família. Os pais moram juntos e trabalham numa fábrica de roupas, enquanto na sua casa, no interior, seus filhos e uma avó cuida da casa e sobrevive. Uma adolescente mulher (menina do cartaz), um menino criança que está no colégio e uma avó de 60 anos. Esses três fazem todo o trabalho pra cuidar do sítio, como colher comida, lavar roupas, alimentar as galinhas, etc.

O processo de migração é brutal. 130 milhões, ou seja, é difícil comprar passagem. Se não conseguir, vai ter que esperar mais um ano pra ver a família. É tanta gente que é impossível não se perder, caso não esteja sozinho. Vemos filhos que conseguiram passar de uma grade, mas cujos pais ficaram pra trás. Vemos pessoas carregando malas e sacos enormes, chorando tamanho o estresse que esse processo causa, e não fazem nada a não ser andar pra frente, em direção ao próximo trem pra casa.

Em sua cena mais dramática, no segundo ano novo do filme (quando a filha já tinha decidido parar com os estudos pra trabalhar), a família discute e a filha diz coisas ofensivas, o que faz o pai bater nela e começam uma briga. Com a filha no chão chorando, a mãe, do lado, na mesma hora toma o lado do marido, dizendo "como tu ousas desrespeitar o teu pai, que trabalha todo o dia pra trazer dinheiro pra essa família?"

Nota 7.5

(Depois atualizo o post com o grid)