Cisne Negro (2010)

Título Original: Black Swan
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman e John J. McLaughlin baseado em estória de Andres Heinz
País: EUA

O que faz a arte se não inspirar? Ela nos leva a outros mundos, a lugares impossíveis de ficção. Por ser falso, de mentira, merece ser desmerecido? Pelo contrário. Algo que cumpre tão bem um de seus propósitos é digno somente de muito apreço e admiração. Como seriam as coisas sem a arte? Como seriam certas pessoas se não pudessem se expressar artisticamente da forma que fizeram, onde, nas suas obras, são completas e perfeitas? História seria feita? O que já foi feito em nome da arte? Para ter uma pintura mais ideal ou um livro mais verdadeiro. Vejo como me sinto em relação a esse filme e acredito, não, tenho certeza que faço parte de uma minoria que compreende e compartilha esses sentimentos. Essa admiração que nos deixa hipnotizados. Não somente em relação a Cisne Negro, claro, mas e sim a toda arte em geral. E esse filme trata disso: arte.

Black Swan é sobre o Lago dos Cisnes, um balé composto por Tchaikovsky. A história é a seguinte: era uma vez uma princesa mas a bruxa malvada a transforma num cisne. Para voltar a ser humana, ela precisa encontrar amor verdadeiro. Ela encontra, mas sua irmã, a cisne negra, seduz o cara e o nosso cisne branco se mata no final. Agora sobre o filme: Natalie Portman é uma bailarina jovem (pelos 20, ou menos), bonita, elegante e perfeccionista. Filha única, a coitada é muito mimada e vive sob a influência de sua mãe, ex-bailarina que parou a carreira por causa da gravidez. Então Vincent Cassel quer fazer uma releitura do Lago dos Cisnes, mas mais visceral e cru. Portman é perfeita para o cisne branco, mas e o negro? Ela deveria conseguir interpretar ambos perfeitamente. Aí que entra Mila Kunis, bailarina nova do pedaço, que manja das coisas. E então Kunis e Cassel começam a "ajudar" Portman a, bom, entrar em contato com seu lado negro, digamos. E Cisne Negro trata dessa self-jouney da Portman.


Overall, perfeito (só não dou nota 10 porque né). Melhor Aronofsky desde Requiem for a Dream. O cara manja muito de suspense, a história ficou belíssima, atuações sensacionais, trilha impecável... Aprovado ao extremo.

Nota 9.8

2 comments:

calleb disse...

O filme é foda mesmo. Fui assistir esperando filme meh e me surpreendi. Also Mila Kunis hot as hell.

@_amandaL disse...

Pãtz! Esse filme é o ouro meus amigos. O OURO. :)

Postar um comentário