A Grande Beleza (2013)

Direcao: Paolo Sorrentino 
Roteiro: Paolo Sorrentino e Umberto Contarello
Pais: Italia / Franca

"Tudo se resolve entre murmurinhos e barulho."

Existe algo profundamente intoxicante - num bom sentido - sobre coisas velhas e bonitas. Pode-se dizer que nosso protagonista niilista, hedonista e bon vivant Jep Gambardella é uma dessas coisas preciosas e decadentes que Roma possui. Além de, claro, suas paisagens e lugares hipnotizantes e charmosos, que foram filmados de forma excelente.



Jep é um escritor rico graças a um livro famoso de décadas atrás, mas que agora esta cada vez mais ciente da sua mortalidade e vaga pelos mais diversos pensamentos. Quase aposentado, ele passa a maioria dos seus dias (e a maioria do filme) passeando por Roma, casualmente conversando com seus conhecidos e, claro, como rico e parte da classe alta, festejando.

As decisões artísticas e takes do diretor Sorrentino retratam as emoções de Jep em relação a vida e outras pessoas perfeitamente. Pureza, frivolidade, nostalgia, arrependimento, desejo; mas acima de todos apatia e passividade. Podemos dizer que ele esta apenas curtindo a vida.

O roteiro de A Grande Beleza possivelmente vai te lembrar de Woody Allen. Muitas, muitas piadas sobre a classe alta e riqueza, tirando sarro dos seus privilégios, pseudo-sabedoria e necessidade de auto-afirmação. Mas aqui o cinismo de Jep não deve ser interpretado como comédia. Seus amigos se preocupam sobre seu mau humor. Apesar dessa ser uma característica clássica de Woody Allen também.

A Grande Beleza tambem é unido belamente com música clássica (porque é claro). No trailer, e recomendo vê-lo caso interessado no filme, percebe-se isso.

Um filme para ser apreciado com o tempo.

Nota 9

OBS.: Ganhou Globo de Ouro e Oscar de melhor filme estrangeiro. Não vi todos os indicados ao Oscar mas, dentro dos do Globo de Ouro (The Past, Azul é a Cor Mais Quente, The Wind Rises e The Hunt) fica muito difícil dizer se foi merecido. Todos da lista menos The Wind Rises são excelentes.

0 comments:

Postar um comentário