The Hunt (2012)

Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Tobias Lindholm e Thomas Vinterberg
País: Dinamarca

Que filme poderoso.

O mundo é cheio de acontecimentos terríveis e injustos, mas uma coisa que me irrita muito é quando uma pequena e boba mentira é capaz de destruir a vida de uma pessoa.

Lucas (Mads Mikkelsen, o Hannibal do seriado atual) é um professor numa creche. Ele mora numa cidade pequena da Dinamarca, todo mundo se conhece e ele inclusive dá aula pra filha de seu melhor amigo. Klara, a filha, gosta muito de Lucas. Um dia Klara manda uma espécie de carta inocente de amor (um coração desenhado, apenas) e ele fica constrangido e devolve. Ela não leva a "rejeição" bem, inventa uma historinha sobre o professor e, pronto, de repente ele é um pedófilo que abusou de várias crianças da escola.

O que sempre acontece é, claro, ninguém quer saber o lado do suspeito. "Eu conheço a minha filha, ela não mente." Não existem palavras pra expressar o quanto eu acho isso revoltante. Lucas passa então grande parte do filme tentando se explicar ou apenas lidando com o que a sociedade lhe impôs. 

The Hunt, porém, é sobre muito mais do que apenas isso. É sobre traição, paternidade e medo. É um filme que te deixa tenso e irritado; isso é uma ótima qualidade. A atuação de Mikkelsen está excelente (destaque pra cena da igreja) e a direção capturou bem a atmosfera fria da Dinamarca. E o final é sensacional. 

Nota 9,5

0 comments:

Postar um comentário