Vidas ao Vento (2013)

Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki
País: Japão

"O Japão vai explodir. E a Alemanha também."
Vidas ao Vento acompanha a história real de Jiro Horikoshi, o criador dos aviões Zero que o Japão usou na Segunda Guerra Mundial. Como é de se esperar, o filme foca mais na paixão de Jiro pela aeronáutica, e não tanto na própria guerra (o filme comeca antes da guerra iniciar). Também vemos detalhes de sua vida amorosa, viagens diplomáticas a Alemanha e toca brevemente em como é viver no Japão, onde disastres naturais acontecem com tanta frequência.

Jiro tem uma relação imaginária com Caproni, um designer italiano de aviões que ele admirava. Bem, por relação imaginária, quero dizer sonhos, onde os dois conversavam bastante. Entre conselhos, os dois compartilhavam essa paixão por aviação. Esses sonhos realmente fazem Jiro um personagem mais humano. Outro fato interessante sobre ele é que ele adoraria pilotar os aviões, mas ele era míope e precisava de óculos. Então já que não podia pilotar aviões, ele decidiu se tornar um engenheiro e criá-los.

O vento obviamente pode ser visto como uma metáfora. Ele uniu Jiro a sua esposa. Ele espalha o fogo. Ele faz a aviação ser possível. Ele pode ser frio ou quente. E, no fim, ele vai embora.

Nota 7

0 comments:

Postar um comentário