The Grand Budapest Hotel (2014)

Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson e Hugo Guiness baseado em livro de Stefan Zweig
País: EUA, Alemanha e UK

Se você é fã do Wes Anderson, você provavelmente está se perguntando: quem são os atores que Anderson vai usar pela primeira vez nesse filme?

Lá vai: Jude Law, Ralph Fiennes e Saoirse Ronan. O resto do grupo está aqui também: Edward Norton, Bill Murray, Tilda Swinton, Owen Wilson, Jason Schwartzman, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum... Todos aqueles que adoramos ver em filmes do Anderson.

O que você talvez não saiba é que The Grand Budapest Hotel não é um roteiro do Anderson. É baseado em várias estórias e livros de um autor australiano chamado Stefan Zweig, que serviu levemente de inspiração para o personagem de Fiennes.

A trama fala de uma das várias amantes de Gustave (Fiennes) que morreu recentemente e deixou na herança um quadro muito valioso para ele. A família dela não gosta da ideia, então Gustave e seu aprendiz roubam o quadro antes que notem e aí começa tudo. 

Dá pra ver a assinatura de Anderson em todos os takes. O jeito que a câmera gira 90º, os ângulos fechados e close-ups de personagens; é tudo tão familiar. Tecnicamente é um filme Anderson perfeito. 

Um pequeno incômodo que notei é a quantidade de palavrões no roteiro. Anderson obviamente decidiu usá-los e alguns são bem engraçados mas a maioria é desnecessária e apenas vulgar. 

Como esse filme não tem um roteiro exclusivo dele, parte daquela clássica melancolia de Anderson simplesmente não está presente; nem se compara com A Vida Aquátia ou Rushmore, por exemplo.

Nota 7

0 comments:

Postar um comentário