Pais & Filhos (2013)

Direção: Hirozaku Koreda
Roteiro: Hirozaki Koreda
País: Japão

Duas famílias japonesas, depois de seis anos dos filhos terem nascido, descobrem que "trocaram" os bebês na maternidade.


A família Nonomiya tem apenas um filho, Keita. Eles são de classe alta; Keita tem aula de piano, vai a colégio privado. O pai é engenheiro e a mãe é dona de casa. A família Saiki é dona de uma pequena loja de ferramentas em um subúrbio e tem três filhos (o filho "errado" é chamado Ryusei). 

O filme reinforça o esteriótipo de que famílias ricas só se importam com o futuro e carreira dos filhos; os pais precisam ganhar dinheiro para que os filhos possam ter uma vida tranquila. Já os Saiki, são um grupo mais amigável e reservam bastante tempo para brincadeiras e diversão. 

O maior contraste entre eles é paterno.

Pais & Filhos lida com o problema de bebês trocados de uma forma muito realista. Como você pega seu filho de volta exatamente? Isso é sequer necessário? Pode ser o seu filho legítimo mas e essa criança de seis anos que você criou? A criança iria gostar de ir pra outra casa e ter outros pais? A adaptação dos filhos demora? São perguntas extremamente difíceis de responder e, com o desenvolvimento entre as duas famílias, você entende seus dramas. 

Em uma das cenas mais pertinentes, um dos pais visita uma pequena floresta criada por uma empresa com propósitos de pesquisa. O trabalhador lá diz que a maioria dos animais que vive ali vieram naturalmente. Porém, para a cigarra começar o seu ciclo reprodutório em um ambiente novo - e assim se adaptando completamente - demora 15 anos.

"Tanto tempo assim?"

Nota 7.5

0 comments:

Postar um comentário