Sempre ao seu Lado (2009)

Título Original: Hachiko: A Dog's Story
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Stephen P. Lindsey
País: EUA

Hmmm.

Eu já sabia toda a história de Hachi, o cachorro fiel, então o filme não me mostrou nenhuma surpresa.

Se você nunca ouvi falar no Hachi, não leia o próximo parágrafo. Esse aqui pode ler. Então, Richard Gere é um professor de música em uma faculdade. Ele tem uma mulher, uma filha e já teve um cachorro. Uma noite, na estação de trem que o leva pra casa do trabalho, ele encontra um cão perdido. Um Akita. É uma raça rara, do Japão. Gere então pega o cão para si e logo percebe que ele é não é como qualquer cachorro.

Se você sabe da história de Hachi, sabe que ele é o cachorro que esperou por muitos anos pelo seu dono na estação de trem, mesmo quando o dono já tinha morrido. Uma história de lealdade, de fato. Eu achei que fosse me emocionar mais com o filme. A única coisa que tenho pra falar sobre isso é a seguinte: sem dúvida, se eu morasse no Japão entre a morte do dono e a de Hachi, eu passaria na estação várias vezes, só para ver Hachi ali, sentado, esperando o seu dono, que não iria voltar. E abraçaria o cachorro e choraria manly tears. Ignorem o filename, heh.

Nota 6.5

Guerra ao Terror (2008)

Título Original: The Hurt Locker
Diretor: Kathryn Bigelow
Roteiro: Mark Boal
País: EUA


Muito, muito bom.

Guerra ao Terror é um filme que, de certa forma, fala sobre coisas que gostamos de fazer. Não as divertidas, mas aquelas que consideramos essenciais. Fundamentais, indispensáveis. Pense bem.

William James é um técnico em explosivos. Ele está no Iraque e sua função é desativar potenciais explosivos e bombas. Logo no começo, um desses caras morre e ele vai substituí-lo, em um novo esquadrão. Os caras de lá logo notam que William não é, bem, um cara muito tradicional. Com o passar do ano (é o tempo que um esquadrão passa lá, em média), claro, ele fica mais íntimo dos seus colegas e lida com seus problemas e os conhece melhor. Como a função do protagonista é desativar bombas, Guerra ao Terror é tenso. As cenas de explosões e tudo mais são muito bem feitas, sem contar as de tiroteios, emboscadas, resgates...

Um filme de guerra atual excelente.


Nota 9.4

Sherlock Holmes (2009)

Título Original: Sherlock Holmes
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg baseado em história de Arthur Conan Doyle
País: EUA


Sinto-me fracasso por já ter visto esse filme, o último lançamento do Guy Ritchie, sem ter assistido RocknRolla.

Nunca li nada dele mas vi muita gente reclamando dos trailers, pois eles tinham muita ação e o Holmes era um cara mais quieto e inteligente. OK. Logo nos primeiros diálogos entre Holmes e Watson (RDJ e Jude Law), notei uma semelhança enorme com o seriado House. É tudo muito parecido e eu só conseguia pensar nisso. Então um amigo meu explodiu a minha mente.

[!Arara] Holmes => Home => House
[!Arara] Wilson => Watson
[!peers] whatta..
[!Arara] os escritores são fãs de SHolmes
[!Arara] os nomes são referêncais propositais

Agora tudo faz sentido!


Enfim.. É divertido, é Guy Ritchie e recomendo se você é fã de House.

Nota 7.5

Eurotrip (2004)

Título Original: Eurotrip
Direção: Jeff Schaffer
Roteiro: David Mandel e Alec Berg
País: EUA

Outra feel-good comedy tipo The New Guy. Aparentemente um teen filme obrigatório. Meh, cumpriu o seu papel.

Scott acabou de se formar. E sua namorada terminou com ele. E então ele descobre que o seu amigo de internet é na verdade uma loira gata que possivelmente está apaixonado por ele. Seus colegas legais estão indo pra Europa pra passear. Bem.. why the hell not, right? E lá, claro, eles arranjam 9001 confusões, lolol.

É bem isso. O filme tem umas cameos divertidas, tipo o Matt Damon e Vinnie Jones. Eu só vi o filme, confesso, por causa da Michelle Trachtenberg. Deu pra rir bastante.

Nota 7

Amor Sem Escalas (2009)

Título Original: Up in the Air
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman e Sheldon Turner
País: EUA


Queria ver isso desde que vi o primeiro trailer. Aliás, talvez o meu trailer favorito, junto com este de Garden State.

Por esse trailer acima, apesar de ele não falar nada sobre a história de Amor sem Escalas (tradução.. aceitável, pois o filme fala bastante sobre aeroportos), o filme parece contar sobre George Clooney (Ryan) e a sua vida incomum. Ryan adora andar de avião. e viajar. Seu trabalho requer isso. Sabe quando você quer despedir uma pessoa mas não tem coragem? Você então liga para firma de Ryan e eles vão lá e fazem isso por você. Ou seja, ele está sempre no céu dos EUA, levando as más notícias. Ele não tem esposa nem nada perto disso. Não vê a família em anos, pois, bem, não gosta muito deles e dos laços e obrigações que ela nos trás. Ryan vive de hotel em hotel (tem até um apartamento fixo em tal cidade, quase vazio, a sua chamada casa) e, sinceramente, ele está feliz com isso.

Então, mudanças. Uma nova empregada prodígio da sua firma sugere a demissão pelo computador. Todos adoram, menos Ryan, pois teria suas viagens cortadas. Ele tem que lidar com isso. Uma de suas irmãs está se casando e ele precisa ir. Ele tem que lidar com isso. E ele conhece uma mulher parecida com ele.. É, ele lida com isso também.


Amor Sem Escalas é, em essência, um filme sobre o conflito entre relacionamentos e viver sozinho. Qual é o sentido de criar uma família e ver a sua vida sumir com o passar dos anos? Qual é o sentido de ser feliz e não poder compartilhar com ninguém? Se você pensa sobre isso, veja esse filme. Eu não saí decepcionado.

Nota 9.5

Sobre o GG: Melhor filme talvez. É o segundo melhor candidato, junto com The Hurt Locker, na minha opinião. Melhor ator improvável. Melhores atrizes coadjuvantes, lol. Bem provável. Qualquer uma das duas que ganhar, eu fico feliz. Melhor diretor unlikely, mas seria legal se ganhasse. Melhor roteiro.. só tem candidato bom!