Bem-Vindos (2000)

Título Original: Tillsammans
Direção: Lukas Moodysson
Roteiro: Lukas Moodysson
País: Suécia / Dinamarca / Itália

Tenho visto muitos filmes nota 9 recentemente e isso não é coincidência.

Não consigo pensar nesse filme ser lembrar do comentário que um amigo meu fez a respeito. Se Lilja 4-ever (filme do mesmo diretor, drama tenso que fala sobre prostituição infantil e suicídio) é uma obra que mostra o pior da humanidade, em Tillsammans Lukas consegue mostrar que ainda podemos ter fé nela.

Bem-Vindos fala sobre um pensionato onde moram: um revolucionário, três gays, dois casais hétero mas liberais e três crianças. Em sua maioria, o pessoal é de bem com a vida, não leva as coisas muito a sério, mas, bem, é difícil fazer com que todo mundo concorde com tudo o tempo inteiro. Inclusive, o filme começa quando a irmã do dono do lugar resolve ir morar com eles também. Com dois filhos. Bom, e a partir daí, começamos a lidar com os relacionamentos entre eles, de todos moradores, assim também como seus problemas fora da casa. As crianças aparecem bastante, mas na maioria das cenas, são negligenciadas pelos adultos.


Talvez não tenha dado para perceber pelos parágrafos acima, mas em geral, o clima da casa é de amizade e companheirismo. Nesse filme eu não posso comentar qual é a melhor cena, pois é a última. Mas fala sobre aquilo que todos queremos: ser aceitos por um lugar e por pessoas que não se preocupem com o nosso passado ou com que roupas estamos vestindo.

Esse filme é para todos aqueles que um dia já se sentiram como se não fizessem parte.

Nota 9.6

0 comments:

Postar um comentário