Direção: Ki-duk Kim
Roteiro: Ki-duk Kim
País: Coréia do Sul / Japão
Maravilhoso! E esse foi meu primeiro Ki-duk Kim?! Preparem-se pra mais.
Logo de começo já percebemos que esse não é um filme comum. Tudo muito quieto. Eu tava marcando o tempo "OK, quando o protagonista vai falar algo?" até que percebi que "oh wait, ele não vai." E o personagem principal não fala nada durante o filme inteiro. Não, em nenhum momento mencionam que ele é mudo.
Nosso protagonista é um gênio. Ele bota propagandas de restaurantes em maçanetas de casas de um certo bairro e então uns dias depois ele volta pra colhê-las. Em alguns lugares, a propaganda continua ali. Ou seja, ninguém tirou, pois provavelmente ninguém entrou na casa. Então ele invade a casa e a habita por alguns dias até descobrir quando os donos vão voltar ou whatever. Aí ele muda de bairro. Nisso, ele arruma eletrônicos estragados da casa, lava louça e roupas, dorme, toma banho, vê TV, joga golfe no jardim..
Até que um dia ele invade uma casa que tem uma mulher dentro. Mas ele demora pra perceber. A mulher tinha sido recentemente vítima de violência doméstica e, bem, digamos que ela anda confusa, triste e insegura. Ela resolve fugir com o nosso protagonista e aí começa a nossa história.
Nesse exato momento percebo uma pequena relação desse filme com Amor Sem Escalas. Ambos mencionam uma liberdade de quem não tem ligações com nenhuma outra pessoa. O protagonista de Casa Vazia não tem família, nem casa fixa, nem dinheiro. Ele aparenta ser totalmente livre, como o vento. O filme trabalha isso muito bem. Não vou falar mais pra não dar spoiler.
Bonito, tocante, hilário, único, etc. Recomendação absoluta.
Nota 9.5
UPDATE: Minto, meu primeiro Ki-duk Kim foi este. Muito bom também, mas Casa Vazia é bem melhor.
Nosso protagonista é um gênio. Ele bota propagandas de restaurantes em maçanetas de casas de um certo bairro e então uns dias depois ele volta pra colhê-las. Em alguns lugares, a propaganda continua ali. Ou seja, ninguém tirou, pois provavelmente ninguém entrou na casa. Então ele invade a casa e a habita por alguns dias até descobrir quando os donos vão voltar ou whatever. Aí ele muda de bairro. Nisso, ele arruma eletrônicos estragados da casa, lava louça e roupas, dorme, toma banho, vê TV, joga golfe no jardim..
Até que um dia ele invade uma casa que tem uma mulher dentro. Mas ele demora pra perceber. A mulher tinha sido recentemente vítima de violência doméstica e, bem, digamos que ela anda confusa, triste e insegura. Ela resolve fugir com o nosso protagonista e aí começa a nossa história.
Nesse exato momento percebo uma pequena relação desse filme com Amor Sem Escalas. Ambos mencionam uma liberdade de quem não tem ligações com nenhuma outra pessoa. O protagonista de Casa Vazia não tem família, nem casa fixa, nem dinheiro. Ele aparenta ser totalmente livre, como o vento. O filme trabalha isso muito bem. Não vou falar mais pra não dar spoiler.
Bonito, tocante, hilário, único, etc. Recomendação absoluta.
Nota 9.5
UPDATE: Minto, meu primeiro Ki-duk Kim foi este. Muito bom também, mas Casa Vazia é bem melhor.
1 comments:
Um dos melhores filmes made in asia que eu já vi.
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