Tron (1982)

Título Original: Tron
Direção: Steven Lisberger
Roteiro: Steven Lisberger e Bonnie MacBird
País: EUA

Mais oitentera! Amo os anos 80.

Tron é curioso pois é uma ideia pouco trabalhada até então: como de fato funciona uma máquina? E se por dentro dela, existissem homenzinhos trabalhando, para sempre ligados a essas funções?

O filme começa numa época onde existe um programa de computador que controla tudo chamado Master Control. Um hackerzinho famoso (Jeff Bridges) trabalhava na empresa do MC mas foi despedido pelos seus métodos. Então agora ele tem um amigo lá ainda que criou um programinha chamado Tron. E Tron deve ajudar a "liberdade da informação" e tirar tudo dos olhos do Big Brother, digamos. É engraçado que fica essa dúvida no ar "ok, como deve ser dentro de um computador?" e por isso os caras tinham uma liberdade absurda pra criar o que quisessem. O resultado foi ótimo, ficou tudo bem legal.

Plus, a história é legal e funciona muito bem.

Nota 9.2

Os Intocáveis (1987)

Título Original: The Untouchables
Direção: Brian de Palma
Roteiro: David Mamet, Eliot Ness e Oscar Fraley
País: EUA

And now for something completely different: arrumando falhas culturais.

Brian de Palma com Sean Connery, Kevin Costner, Andy Garcia e ninguém menos que De Niro interpretando Al Capone. Um daqules filmes onde os policiais bonzinhos se fodem e precisam burlar a lei para serem eficazes. Works like a charm. O

Os Intocáveis fala sobre a lei seca nos EUA e como, no começo desse período, famílias mafiosas de todos os lugares iniciaram sua dominação nas cidades. No filme, Al Capone já é todo-poderoso, diferente de como é retratado em Boardwalk Empire, um seriado (SENSACIONAL) da HBO que trata do mesmo assunto. Kevin é o policial bonzinho e é ajudado por Sean Connery, um old school que sabe como se deve lidar com esses mafiosos de hoje em dia. Eles botam Andy Garcia no meio e é aí que começa a caça aos gangsters.


Um daqueles filmes onde não tem nada errado. E é de mafia. Enough said.

Nota 9.4

Os Vigaristas (2008)

Título Original: The Brothers Bloom
Direção: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
País: EUA

Divertido.

Mark Ruffalo e Adrien Brody são irmãos e cresceram juntos, sem família próxima. Eles viviam de casa em casa, adotados. Mas desde lá, já roubavam e faziam de tudo pra enganar as pessoas e tirar lucro das situações. Ruffalo era o especialista em criar cenários enquanto Brody só seguia as instruções. Mas logo a consciência de Brody começa a pesar, ainda crianças, sobre "como é feio" enganar as pessoas. A forma como isso acontece é bem interessante.

Os dois estão numa nova cidade e Ruffalo já bola o seu plano. O primeiro passo consiste em Brody começar uma amizade com as crianças da praça. Bom, ele consegue e vive esse papel por uns dias, sendo quem, talvez, ele realmente quisesse ser. Então Brody lhes conta uma estória que um velho lhe contou sobre uma caverna e o tesouro nela escondido. Sobre como a caverna certa emitia uma luz peculiar. Mas para saber o exato local da caverna, o velho pediu 30 dólares. Então as crianças fazem uma vaquinha e dão o dinheiro para Brody dar para o velho. Brody então leva todas as crianças para uma tal floresta onde deveria estar a caverna. Ruffalo, dentro da caverna, emite a luz e todos os pequenos ficam emocionados e cheios de esperança. Nesse momento, correndo em direção a caverna, até Brody cai na fantasia e se empolga como os outros. Mas logo se lembra que é uma farsa e não existe tesouro.

Os Vigaristas fala bastante sobre isso. Enganar e manipular. Os irmãos crescem mas Brody chega no seu limite. Ele concorda em dar seu último truque, numa milionária muito louca chamada Penelope (Rachel Weisz). E, bom, é claro que um se apaixona pelo outro e dá muita merda e ninguém sabe em quem confiar.

Vi um comentário sobre o filme agora há pouco e infelizmente é daqueles que você não consegue "desver." Os Vigaristas tenta muito ser Wes Anderson. Mas né. Enfim, recomendo para fãs.

Nota 7.4

Irmãos de Sangue (2009)

Título Original: Leaves of Grass
Direção: Tim Blake Nelson
Roteiro: Tim Blake Nelson
País: EUA

Pelo cartaz já dá pra ver porque eu queria ver esse filme. Edward Norton e Edward Norton.

Em Irmãos de Sangue, ele faz dois irmãos gêmeos (duh). Um deles é um redneck traficante de maconha de Oklahoma e o outro é um professor de filosofia moderna numa universidade chique de NYC. Eles cresceram numa família hippie e isso claramente não agradou muito um deles que se mandou logo que teve a chance. O outro ficou por lá mesmo. Aí, claro, o filme fala sobre o reencontro dos dois, após (naturalmente) o criminoso pedir ajuda pro outro por causa de umas merdas aí.

Irmãos de Sangue é daqueles filmes que te deixa pensando "até onde você aguenta sua família?", haha. Ou o que você faria por ela. O filme me surpreendeu um pouco pois achei que ia ser só uma comédia nada demais mas tem umas cenas bem emocionantes perto do final. Manly tears stuff, o que meio me lembrou de Na Mira do Chefe. Mas fica por aí.

Nota 7.3

O Orfanato (2007)

Título Original: El Orfanato
Direção: Juan Antonio Bayona
Roteiro: Sergio G. Sánchez
País: México / Espanha

Ótimo suspense.

Laura cresceu num orfanato com várias outras crianças, até o dia em que foi adotada por uma família feliz. Muitos anos depois, ela já casada decide voltar e criar seu próprio orfanato lá, para crianças incapacitadas. Mas o filho dela, autista com alguns amigos imaginários, começa a ter visões das antigas crianças que moravam lá e, depois de alguns dias na casa nova, desaparece por muitos meses. Então o filme mostra Laura atrás do filho.

Gostei de O Orfanato pois ele é tenso e bem assustador e isso que procuro num suspense. Also, o plot twist do final (inerente a todo suspense) me surpreendeu de tão simples e funciona perfeitamente.

Nota 8.5

O Escritor Fantasma (2010)

Título Original: The Ghost Writer
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Roman Polanski baseado em livro de Robert Harris
País: França / Alemanha / UK


Você deve saber o que é um escritor fantasma. O wikipedia resume bem: um escritor profissional que é pago para escrever livros, matérias, blá, creditados à outra pessoa. Nesse filme, Ewan McGregor é contratado para ser o escritor fantasma de Pierce Brosnan, um político importatíssimo da UK. Mas, claro, o ex-escritor fantasma do cara se matou (ou não) e Ewan logo percebe que se meteu numa baita merda, que Pierce é um war criminal, etc.

Ao todo, O Escritor Fantasma é muito bem trabalhado. E o plot twist do final não é absurdo e caiu muito bem. Um ótimo suspense!

Nota 8

Há Tanto Tempo que te Amo (2008)

Título Original: Il y a longtemps que je t'aime
Direção: Philippe Claudel
Roteiro: Philippe Claudel
País: França / Alemanha

Drama francês que vi num cineclube esses dias.

O filme fala sobre Juliette, uma mulher que acabou de sair da cadeia depois de passar 15 anos lá. Ela só tem a sua irmã de família e depende totalmente dela para voltar para a sociedade. Então Juliette passa a morar com a irmã, junto com seu marido, um filho criança e o pai do marido. O filme demora bastante pra contar porque de fato ela ficou presa por tanto tempo e isso é um de seus pontos mais fortes. Outra coisa que me agradou bastante foi Juliette ter pequenos surtos de paciência, o que me deixou pensando que ela poderia matar todo mundo a qualquer momento, haha. Mas logo percebemos que ela, realmente, só está tentando voltar ao normal e esquecer tudo que já lhe aconteceu.

Bem legal.

Nota 7.8

Uma Noite Fora de Série (2010)

Título Original: Date Night
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Josh Klausner
País: EUA

Uma esperada e decepcionante comédia.

Como vocês devem saber, sou um grande fã dos seriados desse casal aí de cima. 30 Rock, criação da genial Tina Fey, e The Office, de Ricky Gervais (GOSTO DAS DUAS VERSÕES, OK). Então Date Night deveria ser ótimo, pois esses dois são excelentes atores na área cômica. Pode até ser, mas eles escrevem melhor.

Se você nunca viu o trailer desse filme e não faz ideia da estória, lá vai: Tina Fey e Steve Carell (duh) são casados faz tempo e chegaram naquele ponto onde é tudo a mesma coisa sempre. Rotina, falta de originalidade e inovação. Pensam aquelas clássicas "devo me sentir mal por me sentir assim? mas e se não melhorar?" enfim. Então um dia eles resolvem ir em um restaurante chique, só por ir e tentar ser diferente. Claro, estava tudo lotado e eles não haviam marcado hora. Eles ficam no bar por um tempo e escutam alguém do restaurante chamar pelo casal fulano, que aparentemente não está pois não responde. Por impulso, Steve alega que eles são o casal fulano. E assim eles tem o seu jantar incomum e espontâneo, onde, claro, dá muita merda. Turns out o casal fulano é procurado por uns criminosos e muita coisa dá errada a partir daí.

Um dos pontos fortes do filme são as participações especiais. Mila Kunis, James Franco, Leighton Meester!!! (que bizarro vê-la de jeans e roupas normais haha), Mark Wahlberg... Mas o Date Night é fraquinho, sim.

Nota 7

GLOBO DE OURO 2011 - Os Indicados

E lá vamos outro ano comentar o GG!


MELHOR FILME - DRAMA

Cisne Negro: O filme que mais espero entre os três que não vi dessa lista, sem dúvida alguma. Mila Kunis, Natalie Portman, Darren Aronofsky, Vincent Cassel... CERTAMENTE VAI SER UM FILME EXCELENTE.

A Origem: Apesar de ter gostado muito, não creio que tenha boas chances de ganhar melhor drama. Muito ousado?

A Rede Social: Outro forte concorrente. Não ficaria triste se ganhasse. BAITA FILME.

O Vencedor: Ainda não saiu. História real de um boxeador (Mark Wahlberg) e seu treinador (Christian Bale) nos anos 80. Promete.

O Discurso do Rei: O filme com mais indicações ao GG 2011. Sete. Bom, Colin Firth, Inglaterra e tudo mais. Ruim não deve ser.


MELHOR FILME - MUSICAL OU COMÉDIA

Alice no País das Maravilhas: Passo. Espero que não ganhe.

Burlesque: Musical com Christina Aguilera e Cher. Só vendo.

Minhas Mães e Meu Pai: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Annette Bening. Count me in.

RED: Filme de ação muito lolco que tá por aí. Ainda não vi.

O Turista: Johnny Depp + Angelina Jolie. Não sabia que era um filme de comédia, lol.


MELHOR ATOR - DRAMA

Jesse Eisenberg, A Rede Social: JÁ GANHOU, JÁ GANHOU! Brincadeira. Adoro o ator e o "personagem" foi perfeito pra ele. Torço muito.

Colin Firth, O Discurso do Rei: Só vendo.

James Franco, 127 Hours: Filme novo do Danny Boyle sobre um escalador de montanhas que se fode e se vira pra sobreviver. E COM O JAMES FRANCO?! Quero muito ver!

Ryan Gosling, Blue Valentine: Huh. O único indicado dessa categoria onde o filme não foi baseado numa história real. Gosto do ator e já ouvi bastante desse filme.

Mark Wahlberg, O Vencedor: Só vendo. [2]


MELHOR ATRIZ - DRAMA

Halle Berry, Frank and Alice: Drama sobre multiple personality disorder. Não gosto muito da atriz, mas só vendo.

Nicole Kidman, Rabbit Hole: A vida de um casal é abalada pela morte do filho num acidente. Promete.

Jennifer Lawrence, Winter's Bone: Thriller/suspense sobre uma guria que vai atrás do pai drogado. Huh, curioso, essa Jennifer é uma guria nova e uma das protagonistas de Vidas que se Cruzam. E já foi indicada pra um GG, atta girl.

Natalie Portman, Cisne Negro: JÁ GANHOU, JÁ GANHOU! OK, OK, depois de ver o filme, eu comento.

Michelle Williams, Blue Valentine: Adoro a atriz. Aliás, todo mundo deveria ver Mammoth.


MELHOR ATOR - MUSICAL OU COMÉDIA

Johnny Depp, O Turista: Meh. Mas pelo menos deve ser melhor do que Alice.

Johnny Depp de novo, Alice no País das Maravilhas: Cheater! Improvável ele ganhar por esse filme, talvez só pelo Turista mesmo...

Paul Giamatti, Barney's Version: Paul Giamatti FTW! Verei esse filme asap.

Jake Gyllenhaal, O Amor e Outras Drogas: Tenho certeza que todo mundo vai tá torcendo por ele, mas não acho que vá ganhar, não importa o quão bom o filme seja. Mas né. Ele com Anne Hathaway é muito amor.

Kevin Spacey, Casino Jack: Kevin Spacey!!! Merece um cartaz aqui do lado. Verei asap e é meu ator favorito dessa categoria.


MELHOR ATRIZ - COMÉDIA OU MUSICAL

Annette Bening e Julianne Moore, Minhas Mães e Meu Pai: Mais gente cheatando. Creio que alguma delas ganhe. Mas torço pra Julianne pois Annette já ganhou GG antes.

Anne Hathaway, O Amor e Outras Drogas: AMOR. Mas improvável.

Angelina Jolie, O Turista: Só vendo...

Emma Stone, Easy A: OMG PARA TUDO! TO MUITO FELIZ POR ELA, EU NÃO FAZIA IDEIA! Seria tão legal se ela ganhasse, tenho certeza que vai tá todo mundo torcendo. Mas certo que vão dar o prêmio pra alguém mais experiente.


MELHOR ATOR COADJUVANTE


Christian Bale, O Vencedor: Ganhou um zilhão de fãs a mais depois de Batman, mas creio que possua boas chances de ganhar.

Michael Douglas, Wall Street: Eh... Sure, why not?

Andrew Garfield, A Rede Social: JÁ GANHOU, JÁ GANHOU! Vou torcer pra ele com força!

Jeremy Renner, The Town: WTF, isso ganhou indicação ao GG? Agora vou ter que ver... Pelo menos é o cara do Guerra ao Terror, gosto dele.

Geoffrey Rush, O Discurso do Rei: Adoro o ator, é provável que ganhe.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Amy Adams e Melissa Leo, O Vencedor: Mais cheaters. Meh. Gosto bastante da Amy Adams.

Helena Boham Carter, O Discurso do Rei: Todo mundo vai torcer pra ela e eu gosto da atriz. Mas...

Mila Kunis, Cisne Negro: AQUELA LINDA. Vou torcer pra ela sem dúvidas.

Jacki Weaver, Animal Kingdom: WTF. Filme sobre uma família envolvida no crime. Jacki é a mãe, pelo jeito. Pior que o filme não parece ruim...


MELHOR DIREÇÃO

Cisne Negro, A Rede Social, O Discurso do Rei (que cartaz feio), A Origem e O Vencedor: Vai ser tenso. Voto no Darren por Cisne mas não ficaria triste se o Fincher ganhasse pela Rede. Nolan não deve ganhar e os outros dois só se o filme realmente for muito bom, coisa que eu não duvido nada.


MELHOR ROTEIRO

127 Hours, A Origem, Minhas Mães e Meu Pai, O Discurso do Rei e A Rede Social: Torço pela Rede Social mas não creio que vá ganhar. MMMP e Inception também não. Resta os dois que não vi...


MELHOR TRILHA SONORA

127 Hours, Alice no País das Maravilhas, A Origem, O Discurso do Rei e A Rede Social: Inception (Hans Zimmer aka Deus) ou A Rede Social (Trent Reznor) PRECISAM ganhar! Depende da de 127, mas vou torcer pra esses dois quase certo.


MELHOR ANIMAÇÃO

Meu Malvado Favorito, Como Treinar o seu Dragão, L'illusionniste, Tangled e Toy Story 3: Só vi TS3 mas seria legal se esse francês ganhasse, lol. Tenho que ver os outros...


MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Biutiful: Faço questão de comentar essa categoria pois acho uma das mais relevantes. Já começamos com esse puta indicado aqui, aka novo filme do DEUS Iñárritu. Filme mexicano com Javier Bardem. DEVE. SER. MUITO. BOM.

Le Concert: Dramédia francesa sobre música clássica.

Kray: Filme russo de aventura sobre o final da segunda guerra. PORRA! Deve ser foda!

Io sono l'amore: FILME ITALIANO COM A TILDA SWINTON! E olha esse cartaz, que troço bem foda! Can't fucking wait.

Haeven: Drama dinamarquês, nada mais para falar. Não tenho dúvidas de que foi bem feito e deve ser ótimo.



Bom, era isso. No meu outro blog, vou comentar sobre as indicações de seriados. O GLOBO DE OURO 2011 é dia 16 de Janeiro e PUTZ FALTA UM MÊS E DOIS DIAS!

Preciso. Ver. Filmes.

O Mensageiro (2009)

Título Original: The Messenger
Direção: Oren Moverman
Roteiro: Alessando Camon e Oren Moverman
País: EUA

Nada como ver um filme sem saber da sinopse e se surpreender com sua originalidade.

Sabe quando um cara, na guerra, morre e normalmente algum amigo dele vai na sua casa dar a má notícia para a família? E se o fulano não tiver nenhum amigo no exército? Então eles enviam os mensageiros, gente de lá que tem isso como trabalho. Não é algo digno. As pessoas te xingam, culpam os militares, as guerras desnecessárias... Alguns aceitam de boa. Mas se você tem um parente militar que foi pra guerra, nunca é bom, do nada, quando outros militares visitam.

Como mostra o cartaz do filme, Ben Foster (ele fez o Arcanjo em X-Men III mas gosto muito dele pelo seriado Six Feet Under) e Woody Harrelson são os mensageiros da vez. Ben já foi pra guerra, perdeu muitos amigos lá e não tem família nos EUA. Ele, assim como vários jovens americanos que "já viram a face do terror" é meio psicótico e perturbado psicologicamente. Mas ele ainda tem um bom coração. Ele logo é aproximado por Woody sobre o novo trabalho. E Ben não é muito um cara tipo "siga o protocolo e vai dar tudo certo", ele é mais humano do que isso. Tanto que devolve uma atração por uma recente viúva, Samantha Morton. Ben é muito retraído mas com o passar do filme, claro, sua relação com Woody cresce e tudo mais.

Gostei bastante.

Nota 8.7