Entre os Muros da Escola (2008)

Título Original: Entre Les Murs
Direção: Laurent Cantet
Roteiro: François Bégaudeau
País: França


O vencedor da Palma de Ouro do último festival de Cannes nos traz uma bela e principalmente realista visão sobre o sistema de educação francês (mundial até).

Entre os Muros da Escola fala sobre uma turma comum de colégio, onde todos os alunos são pré-adolescentes, irritantes, egoístas e imaturos. E o filme mostra como os professores e toda parte profissional de uma escola lida com os alunos. O interessante do filme é que o ator que interpreta François (o professor principal) é também um professor e esse filme foi inspirado em um livro dele que retrata uma turma de colégio. Ou seja, ele não é um ator do melhor porte, assim como nenhum dos alunos são. É uma turma normal mesmo. O que deixa tudo bem mais verossímil.

Impossível não refletir sobre a profissão de professor durante o filme. Eu não sei de nada sobre o futuro então prefiro não arriscar e não dizer "nunca serei professor", mas, se tem algo que não dá vontade de fazer, é isso. Em uma cena, inclusive, uma aluna (absurdamente mimada) se comporta mal durante a aula e fica no final dela depois, para conversar com o professor a sós. Depois de muito enrolar, ela finalmente pede desculpas, mas quando está saindo, sussurra "professor idiota" para as amigas que estavam na porta da sala esperando. E ele escuta. O que raios um professor pode fazer numa situação dessas? A vontade que dá, claro, é de educar a criança de forma adequada, pois pelo jeito não está sendo em casa. Sem opção e explodindo de raiva, o professor espera uns segundos para elas sairem e dá um chute furioso em uma das mesas da sala, a derrubando.

Ser professor de colégio deve ser tenso.

Nota 8.5

0 comments:

Postar um comentário