A Onda (2008)

Título Original: Die Welle
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Dennis Gansel baseado em livro de Todd Strasser
País: Alemanha


Que filme foda!

Rainer é um professor de ensino médio que gosta de Ramones. Ele não é nada conservador, como os outros professores do colégio, bem pelo contrário. Deveras liberal. E um dia ele seria encarregado de organizar um seminário sobre Anarquia, mas certas pessoas mexem uns pauzinhos e, com medo dele iniciar uma campanha revolucionária entre os alunos, deixam Rainer como responsável pelo seminário de Autocracia.

Autocracia, você se pergunta? Que porra é essa? Seria um sistema baseado num único líder, com poderes absolutos e ilimitados. Bote isso na Alemanha e você tem o Fascismo. E A Onda é exatamente sobre isso. A princípio, claro, o professor fica decepcionado ao ter que dar aulas sobre algo que ele repuna completamente. Mas ele tem uma idéia: que tal tenta implantar um regime autocrata na sala de aula? Daria certo? Posso provar para os alunos que isso é algo horrível.

Então ele começa e, claro, dá tudo errado. A grande maioria dos jovens de hoje está perdida tentando desesperadamente se encaixar em algum lugar ou se destacar entre os outros. E, claro, isso atualmente é impossível. Não importa o que você faça, como você se vista ou que músicas escuta, as pessoas vão te rotular e vai existir sempre um estereótipo babaca especialmente pra você. Com jovens assim, se você encontra um professor descolado e confiante, ele acaba sendo o cara mais foda do mundo. E se o professor diz que brincar de Fascimo é divertido, você mergulha de cabeça.


Enfim. Na minha sincera opinião, o filme não é bem sobre o que falei nesse último parágrafo e sim como a autocracia é ruim e all that bla bla bla. Mas talvez A Onda seja, sim, uma crítica a uma juventude desorientada.

Nota 9.3

0 comments:

Postar um comentário