Rebobine, Por Favor (2008)

Título Original: Be Kind Rewind
Direção: Michel Gondry
Roteiro: Michel Gondry
País: EUA


Existem 3 tipos de pessoas no mundo. Pessoas boas que fazem falta no mundo, pessoas nem lá nem cá e pessoas que não prestam. A grande maioria das pessoas simplesmente vive a sua vida, silenciosamente. Falando sério, poucas pessoas que eu conheço fazem parte da primeira categoria: pessoas que o mundo precisa de mais. De cabeça, consigo citar umas 3. Acho que não consigo chegar ao 10. E isso de todas as pessoas que conheço. Michel Gondry é um cara desses que faz falta no mundo. E eu agradeço imensamente ao fato dele ser um cineasta e conseguir se expressar de forma tão genial, fazendo filmes tão bons.

A idéia de Rebobine, Por Favor é muito simples. Mos Def trabalha na locadora de VHS, na época do começo dos DVDs, de um parente. O parente vai viajar. O parente não gosta do Jack Black, amigo de Mos Def, e pede para que Mos não deixe Jack entrar na locadora. Obviamente, o Jack entra e dá merda. Ele estraga todas as fitas. E então uma cliente antiga, que se dá muito bem com o dono, quer alugar Caça Fantasmas. Como eles não tem a fita funcionando, eles pedem para ela voltar amanhã, para que tenham mais tempo pra pensar no que fazer a respeito. Eles acabam concluindo que: como a cliente é uma senhora de idade já, coitada, e como nunca viu Caça Fantasmas, ela não sabe como é o filme, e não saberia diferenciar se fosse, digamos, algo bem tosco e tudo mais. Mos e Jack resolvem "refilmar" Ghost Busters, refazendo várias cenas do filme. Bom, acontece que o neto dela vê e ele acha genial (do tipo tosco e engraçado) e quer mais. Como os caras não tem os filmes em VHS originais pra entregar, eles resolvem continuar refilmando.


Gondry toca naquele ponto, novamente, que dá certo quase sempre: produção em massa é idiota, legal seria o mundo se as coisas fossem únicas e diferentes; especiais. Por mais que, na minha opinião, isso seja um tópico já manjado, é impossível não rir muito e se emocionar com o filme. Tem um take, que mostra um pessoal fazendo os filmes toscos, passando por vários cenários e cenas diferentes, que é absurdamente genial.

O filme é foda e engraçado. Mas não da forma que você está acostumado. Da forma de verdade mesmo.



Nota 9.2


PS.: Bateu uma vontade gigantesca de rever Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças agora...

1 comments:

L. disse...

Esse filme é fantástico. Eu assisti ele quando estava em Genebra, em abril do ano passado, com legendas em Francês e alemão e o aúdio em inglês. Fiquei um pouco confusa com a quantidade de informações, e agora veio pra cá, e assisti no cinema de novo. Só constatei: fantástico mesmo. Fiquei com vontade também de rever brilho eterno, mas acho que agora não é o melhor momento...

Postar um comentário