Um Homem de Família (2000)

Título Original: The Family Man
Direção: Brett Ratner
Roteiro: David Diamond e Weissman
País: EUA


Ninguém sabe como vai ser o seu futuro. Você não sabe se (e quais) as decisões que tomou ontem ou mês passado vão lhe afetar. Nem de que forma. Talvez lhe afetem de um jeito tão passivo e despercebido que você nem ficará sabendo. E isso gera arrependimento. Pensar um pouco mais antes de ter falado aquilo, ter saído de casa naquela noite com os amigos ou quem sabe ter mudado o seu jeito rotineiro de ser só com aquela pessoa, aquela hora. Como eu disse, é possível que as decisões que mais lhe afetam no presente são acontecimentos que você mal lembra (inclusive, creio eu, esse é um dos motivos do porquê existem psiquiatras e relativos; buscar motivos e sentido em sentimentos). Isso tudo, naturalmente, deixa o homem muito pensativo e indeciso. É impossível que tenha existido um homem até hoje que nunca tenha pensado "e se eu tivesse feito aquilo?" E é nessa frase que Um Homem de Família se baseia.

Nicolas Cage faz o papel de um homem de negócios muito bem sucedido. Trabalha em Wall Street, ganha muito dinheiro, tem um carro fodão and all that jazz. Por pensar unicamente no trabalho, isso o fez um homem, talvez, egoísta, que só pensa no que ele gostaria de fazer. Ele mora sozinho e não tem mulher nem filhos. Assim sendo, ele já é diferente da maioria dos outros personagens normais do seu trabalho, e isso cria um carisma interessante nele. Isso e o fato de ele ser muito confiante em si mesmo.

Natal. Todos indo pra casa mais cedo, para as famílias. Uma época que faz Jack (Nicolas) pensar. "Seria eu uma pessoa mais feliz se fosse como todos? Se tivesse uma família saudável e normal?" De qualquer forma, faltando pouco pra meia-noite, ele vai comprar algo para comer numa loja qualquer. No loja, acontece um assalto. Bem, o cara chega com uma raspadinha "premiada" e o dono da loja acusa fulano de fraude. Ele tira uma arma. Jack acaba se metendo na confusão e propõe um trato. O cara aceita e eles saem juntos. Na rua, Jack, por algum motivo, se sente tocado pela.. falta de oportunidade, talvez, do fulano e fala sobre botá-lo em alguma instituição. O cara ri e nega. Eles conversam mais um pouco e o cara pergunta para Jack: do que você precisa? Culpado, Jack responde que não precisa de nada. O cara não acredita e enfim eles se separam. No dia seguinte, Jack acorda ao lado de sua ex-namorada (agora esposa) de anos atrás, em uma casa, com dois filhos e um cachorro. Mas ele continua sendo o Jack de sempre.


Um Homem de Família não só faz você refletir sobre se sempre fez as decisões certas (possivelmente não) mas te diverte e emociona, enquanto Jack tenta se adaptar nessa vida nova. Uma vida que, talvez, ele sempre quis e nunca percebeu.

Nota 9.1

0 comments:

Postar um comentário