4 Meses, 3 Semanas e 3 Dias (2007)


Título Original: 4 luni, 3 saptamani si 2 zile
Direção: Cristian Mungiu
Roteiro por: Cristian Mungiu
País: Romênia


Fulana A e Fulana B são amigas estudantes. Então um dia Fulana A resolve fazer um aborto ilegal.

Sabe, essa é a grande diferença entre dramas bons americanos e dramas bons não-americanos. Nos hollywoodianos, são filmes épicos; surpresas, personagens únicos, e por aí vai (isso nos dramas bons, logicamente). Os estrangeiros não; eles relatam puramente a realidade. Não é nada diferente, é simplesmente a verdade. A, oh, tão cruel verdade. E outra diferença interessante: os atores americanos simplesmente, por acaso, são os personagens. Exemplo, um loiro bonitão que por acaso é um agente secreto. Em filmes europeus, principalmente, não é assim. A porra do ator É a porra do personagem. É gente que tu nunca ouviu falar que se encarna muito e vira aquela pessoa, com aqueles problemas.


Essa porra de filme te deixa tenso durante o tempo todo. Aprendi que aborto ilegal não é uma coisa legal, muito menos considerável. Aprendi que dá medo; muito. Mesmo não sendo contigo (sim, pois Fulana B é a protagonista, e não a que vai fazer o aborto). E olha que nem sou mulher.


Isso é que é drama bom. Não precisa de muita coisa, não. Só poucos atores dedicados, takes longos e diálogos longos com a câmera parada (esse filme tem cenas lindas assim) e um roteiro realista.


Nota 9.4

1 comments:

Nic Hck disse...

esse eu dou nota 9,9!
só o final já vale os 9,9, mas o filme inteiro é muito foda!

Postar um comentário