Avatar (2009)

Título Original: Avatar
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
País: EUA

Lembro quando falaram que o novo mega-projeto do diretor de Titanic. E também lembro quando o M. Night Shyamalan falou que ia fazer um filme sobre Avatar, o desenho. Sim, os dois me deixaram "wut?" mas agora finalmente a confusão acabou, lol. Not sure if want o outro Avatar. The Last Airbender, digo. Enfim..

O que falar sobre Avatar de James Cameron? Você provavelmente já sabe que o filme custou, reza a lenda, meio bilhão de dólares. E também que o diretor teve que esperar a tecnologia avançar até chegar ao ponto em que ela pudesse ajudá-lo da forma desejada. Ele inclusive ajudou no desenvolvimento disso. Pelo pouco que ouvi falar dessa parte, é algo assim: sabe quando se faz uma animação / filme, os atores ficam com aquelas roupas estranhas cheia de sensores desconfortáveis? E aí depois de umas cenas, eles tinham que esperar o pessoal técnico transformar aquela tosquice na animação? Em Avatar, graças a essa tal nova tecnologia, que inclusive já foi vendida pra FOX, eu acho, durante as filmagens, os caras gravavam e logo depois do corte eles já podiam ver como ficaria a versão final. Se ficasse ruim, era só fazer de novo ali mesmo, sem muito tempo perdido.

Enquanto Avatar consegue ser uma revolução tecnológica, a história é básica e comum. Futuro, guerra entre raças. O irmão gêmeo de Jake Sully morre em combate e ele então é enviado para Pandora com objetivo de substituí-lo. O propósito disso? Ele se infiltrar entre os inimigos (a raça Na'vi) para melhor entendê-los e descobrir seus pontos fracos, naturalmente. Acontece que os ETs moram bem em cima de um depósito enorme de *matéria valiosa* e, bem, humanos querem poder e riqueza então eles precisam desse troço. Mas aí Jake se apaixona pela cultura Na'vi e não sabe mais quer ajudar.


Confesso que sabia que a animação de Avatar seria foda, mas, putz, me surpreendi. É tudo muito real, bonito e bem feito. O filme faz jus ao hype. Vejam! Vi em cinema normal, mas pretendo logo ver 3D. E minha cabeça vai explodir de novo.

Nota 9.1

0 comments:

Postar um comentário