Frost Nixon (2008)

Título Original: Frost/Nixon
Direção: Ron Howard
Roteiro por: Peter Morgan
País: EUA/UK/França


Nossa, que surpresa agradável! Muito melhor do que eu esperava!

O filme se passa alguns meses após o grande escândalo de Watergate. David Frost, um apresentador de talk shows e programas de auditórios na TV britânica, decide fazer uma entrevista especial com o novo ex-presidente dos EUA, Richard Nixon. O que aconteceu após Watergate foi mais ou menos o seguinte: o presidente se envolveu em corrupções e fez coisas ruins, foi descoberto e renunciou o cargo. O vice, Ford, então pede desculpas ao povo americano. Sim, Ford, não Nixon. E isso deixou todo mundo irritado pois é como se o cara tivesse saído pela porta dos fundos, tipo "sim, roubei, mas deixei a presidência, o assunto acabou." Assim sendo, uma das principais intenções de David é conseguir arrancar um pedido de desculpas na TV, de Nixon. Mas não é muito bem isso que acontece.

O interessante de Frost/Nixon são os bastidores da entrevista, são literalmente times se preparando, como um debate político que se vê em tempos de eleição. A entrevista foi organizada em 3 partes, sendo uma somente sobre Watergate (a última parte, claro, deixada pro final), em 3 dias. No princípio delas, Frost é muito mais vontade do que capacidade, e contra toda experiência de um ex-presidente, David baila lindo, heh. Mas por fim ele acaba fazendo o dever de casa e arranca umas pérolas de Nixon.

É um filme tenso, pois te deixa curioso. "Putz, o que o cara vai perguntar agora?" Juro que nos minutos antes da entrevista por fim começar, eu achava que iam cortar a cena, que sei lá, iam desviar a atenção, mas não, continua tudo normalmente, a entrevista começa e segue.


Muito bom mesmo.

Sobre as indicações: melhor ator (Nixon), direção e roteiro talvez. Melhor trilha improvável, apesar de boa. Melhor drama acho que não.

Nota 9

0 comments:

Postar um comentário