Slumdog Millionaire (2008)

Título Original: Slumdog Millionaire
Direção: Danny Boyle e Loveleen Tandan
Roteiro por: Simon Beaufoy baseado em livro de Vikas Swarup
País: EUA/UK


Sabe quando você estuda para uma prova, mas não lê todo conteúdo então tem que contar com a sorte na hora? Esse filme envolve isso. Porém, ao invés de confiar em conhecimento acadêmico e profissional, o protagonista (Jamal) se baseia na sua experiência de vida para responder as perguntas, e ao invés de uma mera prova, muito dinheiro está em jogo. O filme é sobre um garoto pobre que participa de um Show do Milhão da vida, onde pode ganhar até 20 milhões. Na Índia, o programa é feito em dois dias, um até o participante chegar até a última pergunta e uma noite para a grande decisão. Mas no final do primeiro dia, o protagonista é sequestrado pois é desconfiado de estar roubando (afinal, como um garoto que veio da favela sabe todas essas coisas?).


Acima de tudo, Slumdog Millionaire é um romance. Desde o começo de suas lembranças da infância (que ele lembrou para poder responder uma das primeiras perguntas), existia uma amiga, Latika, que ele, sempre gostou. Infelizmente, eles sempre eram separados, normalmente por culpa do irmão, Salim. E os anos vão passando, e muitos temas polêmicos de países do terceiro mundo são mostrados: trabalho escravo e abuso de menores, prostituição, turistas sendo enganados, essas coisas. É interessante que o filme propõe que todo o conhecimento do Jamal foi aprendido sem estudar nada especificamente e sim apenas vivendo. E nisso o filme consegue suceder.

Bom, como o nome Danny Boyle estava envolvido no projeto, eu esperava demais do filme. É bom, bonito e legal, mas é isso.

Sobre as indicações: melhor drama improvável, melhor diretor talvez (trabalho muito bem feito), melhor trilha e roteiro talvez também, ambos muito bons.


Nota 7.9

0 comments:

Postar um comentário