Caché (2005)

Título Original: Caché
Direção: Michael Haneke
Roteiro: Michael Haneke
País: França

Outro filme que eu queria ver faz tempo. Nesse, depois de ver, notei que tem uma certa polêmica na internet / lugares de discussão. Mas falarei sobre o que Caché se trata antes.

Um casal começa a receber fitas VHS deles sendo filmados na frente de casa (Lost Highway, alguém?). Horas e horas de fita mostrando somente a residência dos dois. Junto com as fitas, desenhos estranhos. Alguns dias depois, o homem do casal (Georges, o personagem, um ator muito bom que já vi outro filme francês excelente chamado O Adversário) começa a ter uns sonhos sobre a sua infância. E então ele cria suspeitas. Resolve seguir um endereço que uma das fitas mostrava e encontra um "amigo de infância." E então o filme começa.

Então, a polêmica (que me levou a uma discussão interessante sobre cinema com um amigo) é a seguinte: o diretor não esclare um dos mistérios do filme. Isso faz, naturalmente, com que muita gente não goste do filme. Tipo, o filme tá indo e de repente acaba. As pessoas detestaram. Por outro lado, tem quem não se importe com isso. Um final "incompleto" não acaba com um filme. E, sinceramente, eu acredito nisso. Não achei o final horrível, mas dá, sim, uma sensação de inconcluso.


O mérito de Caché está durante o filme inteiro. A maioria de vocês sabe que tenho a mania de dizer a palavra "tenso", mas esse é o melhor adjetivo para descrever Caché. O filme tem duas cenas bem.. pertubadoras, digamos, também. Ambas envolvem violência. Uma animal e outra é um suicídio. Muito foda, inesperada e realista a cena. Eu fiquei minutos boquiaberto.

Tenso. In a very, very good way.

PS: Cartaz feio.

PS2: Criei tag pro Haneke pois esse é o segundo filme dele que vejo (sendo o primeiro a versão americana de Funny Games) e pretendo ver mais. O cara é foda.

Nota 9

0 comments:

Postar um comentário