Lunar (2009)

Título Original: Moon
Direção: Duncan Jones

Roteiro: Duncan Jones e Nathan Parker

País: UK


Outro filme que eu queria ver desde que foi anunciado. Obrigado, internet.

Sam Rockwell está trabalhando na Lua. Sozinho. Por três anos. Pequena backstory: humanidade tem bases na Lua que geram energia para a Terra. As bases mal precisam de mão-de-obra, tanto que um cara dá conta do negócio. Mas aí, quando faltam poucas semanas para Sam finalmente voltar pra casa, começa a dar uma de Ilumin-, digo, ele começa a ficar meio louco. Mesmo tendo a companhia do computador inteligente Gerty (com a voz de ninguém menos que Kevin Spacey!). 2001, alguém? Kubrick much? OK, OK, parei.

A história de verdade começa quando ele tá fazendo uma operação de rotina com um veículo enorme e estranho, quando de repente ele tem alguma alucinação e sofre um acidente. Tanto tempo depois, ele acorda numa cama da base, com o computador falando o que aconteceu. Ele sugere ir no mesmo lugar investigar, mas o conselho diz que não é uma ideia e Gerty o proíbe de ir. Ele acaba indo e lá encontra o seu traje de astronauta.. consigo dentro dele. E AÍ O FILME COMEÇA.


Bom, na verdade, apesar do que falei no primeiro parágrafo, eu achei Lunar um filme ótimo. A semelhança com 2001 é logo descartada pois vemos que Gerty tem o objetivo de ajudar Sam sempre que possível, unlike HAL que se julga melhor que os humanos. Lunar é um daqueles sci-fi que você pensa "ei, isso pode acontecer um dia" quando acaba. O que não necessariamente é uma boa coisa.

Nota 8.8

2 comments:

Tate disse...

Verei, com certeza!

L.P. disse...

Achei que esse filme era um Solaris da vida, por isso não me animei. Não achei que tinha puxado mais pro 2001. Tentarei.

Postar um comentário