Distrito 9 (2009)

Título Original: District 9
Direção: Neill Bloomkamp
Roteiro: Neill Bloomkamp e Terri Tatchell
País: EUA / Nova Zelândia


Finalmente! Você provavelmente já leu críticas desse filme falando que é um dos sci-fi mais originais dos últimos X anos. E isso é fato.

Distrito 9 é um pedaço da África do Sul habitado por, bem, aliens. Tudo aconteceu quando surgiu uma nave enorme na região, onde ela simplesmente parou de funcionar, no ar. Então os ETs desceram (estou especulando) mas logo foram recebidos pela hostilidade humana. Depois de um tempo de combate, a humanidade resolveu deixá-los lá, em espécies de favelas. Naturalmente, muita gente protesta ("o planeta é nosso!1"), mas grupos também defendem a estranha espécie. Um dos motivos pelo qual, sei lá, os humanos não explodem o lugar inteiro é ele contém armamento alienígena, o que, claro, atrai as pessoas sedentas de poder e tal.

O filme começa como uma espécie de documentário, seguindo um grupo da MNU (Multi-National United) que pretende mudar os ETs de posição para um outro lugar mais.. deserto. Então eles começam a ir de casebre em casebre, sendo gentis com os aliens, mas, claro, altamente armados. Em certo momento, porém, o líder dessa tarefa (um cara bem humilde, simpático e otimista) é exposto a um líquido ET bizarro e começa a sofrer lentamente uma mutação estranha. Ele acaba se separando do grupo de humanos e assume um braço alien. Logo, está sendo perseguido pela MNU e pelas pessoas, ou querendo matá-lo ou querendo saber como ele conseguiu um braço desses. Afinal, as armas alienígenas só funcionam quando identificam o DNA do ET enquanto a manuseia.


O filme é tenso. Ver o cara lutando para que tudo volte ao normal, assim como os aliens tramando ligar a nave de novo para ir embora e voltar para ajudar seu povo (e/ou destruir a raça humana). As barreiras que seres cruzam para salvar seus semelhantes, enquanto outros, para salvar somente a eles mesmos, fazem coisas absurdas.


Realmente, um grande filme de ação e ficção científica. Vejam.

Nota 9

0 comments:

Postar um comentário