Dúvida (2008)

Título Original: Doubt
Direção: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley
País: EUA


Hm, somehow esse filme foi exatamente o que eu esperava. Ou talvez um pouco mais. Isso é ótimo.

1964, EUA. Algum colégio cristão. Meryl Streep (a freira-chefe do lugar e, assim sendo, a mais "fascista") é informada pela freira novata Amy Adams que o padre Philip Seymour Hoffman talvez esteja.. tendo uma relação imprópria com um dos alunos. E o filme gira em torno disso, dessa dúvida entre os personagens que acaba nos deixando curioso também. É verdade ou não? Em Dúvida, nos são dadas pouquíssimas pistas e nada mais. Amy Adams, sendo a mais nova por muitos anos deles, é cautelosa, insegura e impotente. O padre, naturalmente, acha as acusações absurdas e infundadas. A freira-chefe, porém, tem absoluta certeza de que é tudo verdade. Não baseado nas evidências, mas ela simplesmente sabe. E é dever dela, ela supõe, confrontar o padre em relação a isso.

O filme é muito bom. Mesmo detestando cenas de sermões de padres, uma delas acaba sendo a melhor cena do filme. É logo depois que as irmãs insinuam as primeiras suspeitas sobre o padre, deixando ele irritado. E então o sermão dele na missa é sobre fofoca, sendo a presença de todas as freiras obrigatória, como sempre. Um pedaço do texto, resumido:

"Uma mulher estava fofocando com outra sobre um homem que mal conhecia. Na mesma noite, ela sonhou que uma mão enorme dos céus apontava pra ela, em desaprovação. Ela se sentia muito culpada, no sonho. No dia seguinte, ela foi se confessar. Após contar tudo para um padre, ela perguntou se fofocar era pecado. Se aquela era a mão de Deus. Se ela fez algo errado. 'Sim', disse o padre, 'destes falso testemunho contra o teu próximo e deves te sentir envergonhada!' Ela se sentiu muito mal e pediu o perdão do padre. Mas ele pediu para ela fazer algo antes. 'Vá para a sua casa, suba no telhado com um travesseiro e o corte ao meio. Depois volte.' Ela foi pra casa e fez isso. Contou para o padre, de volta, que perguntou qual tinha sido o resultado. Penas, ela disse. Por todos os lugares. 'Agora quero que você volte e pegue todas as penas de volta', disse o padre. Ela falou que era impossível. Ela não sabia mais onde elas estavam. 'E isso', o padre conclui, 'isso é fofoca!'"

Nota 8.5

0 comments:

Postar um comentário