Tudo Sobre Lily Chou-Chou (2001)

Título Original: Riri Shushu no Subete
Direção: Shunji Iwai
Roteiro: Shunji Iwai
País: Japão


Nossa, muito bom. Fazia um tempo que não via algo tão legal (desde Clerks, na verdade).

O filme fala sobre a juventude no Japão. Colégio, bullying, adolescentes perturbados, música, internet. Os protagonistas são dois garotos que, de início, são amigos mas um deles vira um delinquente na escola, do tipo completamente psicopata mesmo. O que o faz, naturalmente, abusar de todo mundo, inclusive do seu antigo amigo, o outro protagonista, que é daqueles que não faz nada e fica quieto o tempo todo.

Uma coisa muito interessante desse filme é que, ao mesmo tempo que quase nunca mencionam Lily Chou-Chou, estão falando dela o tempo inteiro. É o seguinte: Ela é uma cantora japonesa fictícia e tem uma espécie de legião de fãs na internet (bem, hoje em dia, quem não tem?). O protagonista quieto do filme é um dos mais viciados e ele passa o tempo inteiro, praticamente, em um fórum especializado falando sobre como ela é legal e como a sua música transcende barreiras. O jeito como eles mostram isso no filme, porém, é muito interessante. Nunca mostra o cara no computador acessando o site. São frases que vão surgindo no meio do filme, uma de cada vez, sempre assinadas pelos usuários do fórum. Assim, não só não sabemos quem são os membros (todos usam apelidos) como também não os mostra usando os computadores.


Tudo Sobre Lily Chou-Chou tem uma sensibilidade única. Tudo é muito bem feito. As músicas da tal Lily Chou-Chou, inclusive, são ótimas. A primeira que toca no filme, logo no começo, lembra muito de Björk. Muito bom mesmo.

Nota 9.3

0 comments:

Postar um comentário