A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Título Original: Charlie and The Chocolate Factory
Direção: Tim Burton
Roteiro por: John August, baseado em livro de Roald Dahl
País: EUA


Todo mundo falando que o antigo é melhor? Não tem fé que o remake consiga superar ou, até mesmo, se equiparar ao original? Tem medo de se decepcionar, apesar do filme novo ser dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp? Deixa que eu explico isso.

Não, o filme não é igual ao antigo. A estória é a mesma, os personagens são os mesmos, claro, mas os dois são muito diferentes. Até o final é diferente. Melhor, pior? Aí só depende de cada um. Na minha opinião, (quase) todo mundo que não gostou do novo não gostou pq achava o antigo excelente e maravilhoso, daí viu que o novo não é igual, não tem aquelas cenas tão boas, e então despreza o filme. Claro, concordo que o antigo tem cenas ótimas que o novo não tem (cenas muito boas mesmo). Mas, é vice-versa.

Por exemplo. Sabe quando todo mundo fica com pena do pequeno Charlie, ao saber que não vai ganhar o prêmio, no final do antigo? No novo, é do Willy Wonka que sentimos pena. Não tem todo aquele emotivo e bonito final, mas, na verdade, tem. Só que é diferente. Tem várias cenas diferentes. Não tem a música clássica dos Oompa-Loompa (foi o que mais me deixou chateado, acho). Não tem o cara do Paraguai aquele. Não era tudo um jogo que Charlie passou.

Em conpensação, as 5 crianças são excelentes (Violet ficou perfeita, perfeita). Johnny Depp é impecável como Willy Wonka. Ao invés do filme se concentrar unicamente na fábrica, como faz o antigo, Tim Burton vai mais fundo. Fala sobre o passado de Willy Wonka. Afinal, no antigo, o que sabemos sobre ele? Tem uma fábrica de chocolates e faz ótimos doces. Acho que só. Pq essa obsessão por doces? Willy Wonka teve infância? Como ele começou a vender doces? Como conseguiu os oompa-loompa? Tudo isso é respondido, da forma que só Tim Burton consegue fazer.

Por fim, o filme é diferente. E tão bom quanto. Mas, claro, essa é apenas a minha opinião.



Ainda assim, me pergunto..
Como raios alguém teve a idéia desse filme, se não Tim Burton?! O filme é a cara dele!


Curiosidades: Johnny Depp ficou tão impressionado com o desempenho de Freddie Highmore em Em Busca da Terra do Nunca (2004) que convenceu o diretor Tim Burton a dá-lo o papel de Charlie Bucket.
Concordo plenamente! Esse menino é um ótimo ator e está ótimo em ambos filmes.

E eu quero esses óculos pra mim.

0 comments:

Postar um comentário