Eraserhead (1977)

Título Original: Eraserhead
Direção: David Lynch
Roteiro por: David Lynch
País: EUA


Putz! Perfeito, perfeito! Sem dúvida, meu favorito do Lynch! Tive que ver o filme no computador, afinal, não tem versão nacional. Pra isso, tive que ajustar as legendas direitinho pelo BSPlayer, então tem que pular para as partes que tem diálogo pra ver se tá tudo bem sincronizado. Apenas com essas cenas aleatórias, eu já me entusiasmava com o filme. Esse pensamento não mudou em um segundo sequer desde que botei o filme desde o começo até o final.

Depois de ver o filme até tive que ver o documentário que eu tenho gravado, pra me lembrar o que falavam sobre ele. Eraserhead foi o primeiro longa-metragem de David Lynch, depois de já ter feito vários curtas. O filme estreiou no Festival de Cinema de Los Angeles, em 1977, devido à uma pessoa que já tinha visto o filme, ter falado para um cara influente sobre Eraserhead. O tal cara era conhecido como "avô dos filmes da meia-noite" e a moral dele era promover filmes com baixo orçamento e estreia-los sempre à meia-noite. Ele pediu dois meses pro Lynch e disse que o filme teria filas de pessoas para assistir. De fato, foi isso o que aconteceu.

O filme é preto e branco (o que o melhora em milhões de vezes) e é lindo, lindo. Genial. Ao explicar o filme, Lynch, como sempre, fala a mesma coisa que em todos os filmes dele: Tem que seguir as suas idéias. Coisas acontecem no filme e deves tirar conclusões, por ti mesmo. Acreditar que é tal coisa, e tentar provar, pelo que acontece (não exatamente assim que ele diz, mas é essa a idéia).

Infelizmente, como já disse, o filme não tem versão nacional e quem quiser ver que me peça emprestado ou que baixe na internet.


Não consigo parar de pensar em uma coisa. Imaginem a reação das pessoas ao verem Eraserhead no cinema, na estréia! Algo completamente diferente, por mais que os "filmes da meia-noite" fossem alternativos. Um filme de um cara que quase ninguém nunca ouviu falar e quando vê, toma! Essa maravilha.

0 comments:

Postar um comentário