Nosferatu (1922)

Título Original: Nosferatu, eine Symphonie des Grauens
Direção: F.W. Murnau
Roteiro por: Henrik Galeen, baseado em livro de Bram Stoker
País: Alemanha


Clássico, em todos aspectos. Nunca tinha visto, só vi o de Bram Stoker e o de 1978. Muito bom esse filme! É muito estranho não ouvir as vozes dos personagens (acho que nunca tinha visto um filme mudo antes, só em cenas de outros filmes), mas isso não tira a qualidade do filme, nem em um pouco, pelo contrário. Obviamente, é muito fácil relacionar as cenas parecidas com o Dracula de Bram Stoker (1992), e esse tem várias que o recente não tem, e vice-versa.

(Esse filme me lembrou que devo comprar o de 1992 pra minha futura coleção de filmes em DVD. É perfeito. Isso me lembra de falar sobre os filmes que vou começar a comprar, ano que vem talvez. Vão ser muito poucos, só os especiais pra mim mesmo.)

Destaque para o Nosferatu, em si, e para a cena antológica que ele levanta do caixão, imóvel.

0 comments:

Postar um comentário